logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

7 nomes para meninas: escolha o seu!

menina

Escolher o nome para o bebê é um ritual, que começa desde quando a mamãe descobre que está grávida até o nascimento. Muitas opções vão surgindo na cabeça dos pais, principalmente após a confirmação do sexo da criança, mas é só quando a família encara o pequeno rostinho pela primeira vez que o nome escolhido é realmente aprovado.

Apesar de possuírem um instinto aguçado para determinar o sexo do seu filho, muitas mamães só conseguem ter a certeza quando realizam os testes, seja o moderno sexagem fetal ou o tradicional ultrassom, ou então na hora do parto. Essa revelação, acompanhado de muita emoção, pode ser explicada cientificamente por fatores maternos e paternos que antecedem a gestação da mulher, e é capaz de gerar um charmoso menino ou uma meiga menininha no ventre da mãe.

As mães que estão esperando têm mais chances de dar à luz a uma menina em algumas situações:

Acima de 35 anos

O hormônio gonadotropina, que influencia a definição do sexo da criança, vai aumentando conforme a mulher envelhece, e gera mais meninas do que meninos.

Papai acima de 40 anos

Com essa idade, a qualidade dos espermatozoides começa a decair, tornando mais difícil o gene Y chegar ao óvulo, pois a produção deste é reduzida.

Número de filhos

Mulheres que já têm dois ou mais filhos tendem a dar à luz a uma menina, pois os níveis do hormônio gonadotropina são mais elevados no corpo de quem é mãe.

Tratamento com hormônios

Mamães que enfrentaram um tratamento com hormônios para realizar o sonho da gravidez têm mais meninas. Isso acontece porque os indutores de ovulação favorece a concepção do sexo feminino.

Pais que moram juntos

Quando o casal vive junto há um longo período, a frequência das relações sexuais tende a diminuir, reduzindo também as chances de concepção bem no dia da ovulação e, como o espermatozoide de gene X vive mais tempo do que o Y, é muito mais provável que ele vença a corrida até o óvulo da mulher.

É uma menina!

Se a mamãe já está sonhando com o dia de segurar sua pequena nos braços, mas ainda não sabe qual vai ser o primeiro som que sairá de sua boca para chamá-la, é preciso lembrar que a hora da decisão se aproxima!

Conheça alguns bons nomes para chamar a sua linda...

Sofia

Seja com F ou com PH (Sophia), quer dizer “sabedoria” em grego. É por isso que Sofia será uma criança muito astuta! Além disso, ela é muito sentimental e pode se dispersar de seus objetivos com muita facilidade. Vai ser trabalho dos pais mantê-la na linha.

Maria

São, ao mesmo tempo, batalhadoras e serenas, cheias de vontade de viver. Alguns pais gostam de formar um nome composto, dando dois significados a esta pequena. De origem sânscrita, quer dizer “pureza” e remete à mãe de Jesus em algumas religiões.

Ana

Do hebraico hannah, Ana significa cheia de graça, que aponta para a personalidade calma, dedicada e tímida desta menina. Também costuma ser acompanhado de um segundo nome para complementar seu significado.

Alice

O nome é de uma das representantes da literatura e do cinema, mas sua origem é germânica e que dizer “a verdadeira”. A criança Alice é sincera e possui espírito de liderança desde cedo, o que vai deixar os papais muito impressionados.

Helena

Conhecida por sua beleza no mundo grego, Helena deu origem à guerra de Troia. Seu nome significa “reluzente” em hebraico, indicando um perfil seguro, generoso e cheio de boas ideias. Alguns papais preferem dobrar as consoantes do seu nome ou escrevê-lo sem a letra H.

Valentina

O nome Valentina tem um significado muito especial: quer dizer “valente” em latim. Por isso, é escolhido por muitas famílias que passaram por apuros durante a gestação da pequena, embora o nome desta corajosa menina esteja em alta atualmente.

Isabela

Com apenas uma ou duas letras L, o nome é uma variação de Isabel e tem sua origem do hebraico, significando “juramento”. De personalidade forte e extremamente inteligente, os papais vão ter que ensiná-la a maneirar no temperamento em algumas circunstâncias.

Para demonstrar ainda mais amor para este pequeno tesouro que está prestes a chegar, as famílias podem procurar juntas pelo nome desta nova integrante. No entanto, é mais do que necessário pensar na criança: nomes fáceis de pronunciar e grafar, sonoridade e harmonia com o sobrenome vão deixá-la grata por esta escolha. Uma vez tomada a decisão, é só preparar uma acolhida amorosa para que ela estabeleça um novo ritual na família, repleto de risos, beijos e abraços.