logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Aluguel de brinquedos: todos os cuidados que você precisa ter

Aluguel de brinquedos

Com festinhas cada vez mais elaboradas, o aluguel de brinquedos infantis é uma verdadeira ajuda para tornar a ocasião mais especial para o seu filho. Além das datas comemorativas, existe mais um tipo de opção que chegou ao Brasil recentemente, com serviços que permitem o compartilhamento de brinquedos muitas vezes caros, que os papais não poderiam bancar. Que tal aprender mais sobre esse divertido universo?

Os brinquedos são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento saudável das crianças, principalmente para os pequenos de 0 a 3 anos. Entretanto, como cada brinquedo é fabricado e recomendado por faixa etária, eles são usados apenas por um período determinado. Além disso, é bastante comum que as crianças enjoem logo dos novos brinquedos e queiram outras opções de diversão, o que faz da locação de brinquedos uma ótima alternativa a estes fatores.

Como aniversários das crianças e festas temáticas como festa junina e Halloween estão outra vez sendo realizadas dentro de casa ou nos salões dos condomínios, você pode oferecer brinquedos geralmente em tamanho grande que não caberiam no quarto, como piscina de bolinha, escorregador inflável e castelos.

Já com um serviço de empréstimo de brinquedos mais comuns, os papais e mamães podem variar o estoque dos pequenos por um determinado período de tempo. Dessa forma, é possível ter em casa itens que, muitas vezes, o pequeno não teria acesso, pois o preço é muito elevado. Se esse tipo de aluguel também se encaixa no perfil de papais e mamães que adoram presentear os filhos com brinquedos, mas se veem na situação de que já não têm mais espaço dentro de casa para guardá-los. Além disso, os papais podem passar a utilizar o serviço e alugar os brinquedos dos seus filhos.

Aluguel de brinquedos pode gerar economia compartilhada

O serviço aluguel de brinquedos faz parte de um novo modelo de negócio, chamado de economia compartilhada. Bastante comum na Europa, Ásia, Estados Unidos, Canadá e África do Sul, o conceito visa compartilhar objetos e outros materiais, diminuindo o consumo e a acumulação ao mesmo tempo em que incentiva uma economia mais sustentável.

O aluguel de certos brinquedos para crianças também acaba sendo uma ótima forma dos pais ensinarem aos filhos sobre consumo consciente e a importância de compartilhar, atitudes fundamentais para a preservação do planeta e para uma vida melhor em sociedade.

Além de compartilhar, é fundamental que os pequenos aprendam a desapegar, pois o brinquedo irá retornar em pouco tempo para a loja ou para outra criança. Caso o seu filho tenha uma reação negativa, explique que, apesar de ter que devolver o brinquedo em um determinado momento, é possível alugá-lo no futuro, mas agora é a vez de outra criança brincar com ele.

Como funciona para alugar um brinquedo

No caso dos brinquedos de festa, a maioria das empresas exibe um catálogo com todas as opções disponíveis para os papais, que escolhem os mais interessantes para a ocasião. A empresa cobra um determinado valor pela quantidade e pelo tempo do aluguel, que geralmente é de quatro a seis horas, com direito a monitores para garantir a montagem e o funcionamento de tudo. Importante: os profissionais não estão lá para entreter e cuidar das crianças!

Se você quiser reunir os amiguinhos e oferecer um divertimento inusitado, você pode alugar brinquedos menores, como piscina de bolinha e escorregador, que caibam no jardim ou até mesmo na sala de casa. A estratégia é muito utilizada pelas famílias que querem testar os serviços da empresa e a qualidade dos produtos antes de utilizá-lo em uma festa.

Já no caso de brinquedos “comuns”, a maioria das empresas são virtuais e contam com planos mensais, com valores que variam de acordo com o número de brinquedos solicitados. Os brinquedos são entregues na casa do usuário e algumas empresas enviam um funcionário na hora da entrega para ajustar o brinquedo para a criança e tirar todas as dúvidas dos pais. Os brinquedos que contém pilhas e baterias já vêm com elas inclusas e são checados antes da entrega. Caso a carga acabe durante o período de aluguel, a substituição deve ser feita pela família, que não precisa devolver com a nova pilha ou bateria. Vale ressaltar que, no caso de irmãos de idades distintas, é preciso tomar ainda mais cuidado com os itens por questão de segurança.

Com tantas novidades, os pequenos com certeza vão acabar se encantando com os brinquedos e querer passar pais tempo com eles. Se você achar prudente aceitar o pedido, negocie com a empresa responsável pela locação se é possível e quanto custará, mas lembre-se que a venda não faz parte do tipo de negócio e você vai ter que acabar devolvendo.

Cuidados com os brinquedos

As principais dúvidas dos papais estão relacionadas a defeitos e a higienização dos brinquedos locados. Bons serviços de aluguel de brinquedos trabalham apenas com artigos novos ou seminovos, o que garante mais segurança durante o uso. Elas também preferem ter opções de marcas reconhecidas pela qualidade de seus produtos para que os pais fiquem mais tranquilos. De qualquer forma, todos os brinquedos destinados ao aluguel devem possuir o selo do INMETRO, então, fique atento a ele!

No caso dos brinquedos de festa, evite fechar o negócio pela internet ou telefone, e vá até o espaço físico avaliar as condições dos produtos. De preferência, busque pelos fornecedores que foram indicados por pessoas conhecidas que já passaram por uma boa experiência com determinada empresa.

Já no caso da manutenção do acessório, a maioria das empresas não cobra por riscos ou manchas que podem acontecer quando a criança está brincando com o item. Dificilmente é possível identificar o causador de tais danos, pois os brinquedos também apresentam um desgaste natural mesmo quando são devidamente limpos, o que deve acontecer após cada devolução. Agora, se for constatado algum dano ou perda de peça que prejudique o uso do brinquedo por outros clientes, será preciso ressarcir a empresa, por isso, tome cuidado com tudo o que não pertence ao pequeno.