logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Como escolher a melhor fralda descartável para o seu pequeno

bebê de fralda

Para escolher a fralda certa é preciso observar detalhes relevantes na hora da compra

Durante a gravidez, você ouve “conselhos” sobre tudo, inclusive sobre qual fralda deve usar. Existem diversas marcas, modelos e tamanhos. Para não ficar tão confusa em frente às prateleiras dos supermercados, entenda mais sobre cada tipo:

Fralda descartável comum: é a opção mais econômica, mas às vezes pode não ser tão eficiente contra vazamentos, além de poder provocar irritações na pele do bebê. Porém, isso não é uma regra. Há crianças que se adaptam muito bem a essas fraldas e outras que têm alergia mesmo àquelas consideradas respiráveis.

Fralda descartável respirável: geralmente é a mais cara (em média R$ 8 a mais do que as comuns), mas também a menos propensa a causar alergias ou assaduras. Isso porque, em vez de uma camada feita apenas de plástico, apresenta revestimento de tecido que proporciona mais conforto ao bebê. Costuma também ter camadas de gel que absorvem o xixi, deixando a pele mais sequinha. Há opções diurnas e noturnas, que prometem mais horas de absorção. Novos modelos no mercado, voltados para bebês maiores (a partir do tamanho G), têm formato de short, para deixar os movimentos mais livres.

Fralda de pano: pode parecer coisa de avó, mas embora não existam estatísticas, é cada vez mais comum ver mulheres que optam por esse tipo de fralda. Se você está imaginando aquele tecido dobrado preso por alfinetes, saiba que não é bem assim. Até as fraldas de pano ficaram modernas! Os modelos disponíveis hoje têm estampas divertidas e fecham com velcros ou botões. Elas ressurgiram com a onda do ecologicamente correto, mas muito se questiona se seriam realmente sustentáveis, pois demandam gasto de energia, sabão e água, já que precisam ser lavadas diariamente.

Fralda de praia e piscina: possui tecnologia à prova d’água, que não deixa a fralda vazar ou inchar. Tem formato de short, o que ajuda na hora de vestir.

Como escolher

O mercado de fralda descartável é muito extenso, que acaba deixando as mamães um tanto quanto perdidas na hora de escolher entre diversas marcas. E além das marcas, há diversos modelos. Leia com atenção o que cada um promete para que tenha mais segurança ao escolher. O que deve ser levado em consideração é qual marca se adapta melhor ao que você busca. O ideal é escolher umas 5 marcas e testar em casa.

Conforto

Ao abrir o pacote, você poderá testar o conforto com o toque, quanto mais macia a fralda, melhor. Esse quesito é de grande importância para que o bebê não se sinta incomodado diariamente, o que fará com que os choros sejam mais constantes. Ninguém fica tranquilo quando está sentindo qualquer tipo de desconforto, não é mesmo? Com o seu bebê é a mesma coisa, por isso atente-se a essa qualidade da fralda.

Absorção

A absorção indica o número de fraldas que serão trocadas diariamente em relação à urina. Normalmente, nos primeiros meses do bebê, a troca de fraldas chega em até 10 vezes, o que irá diminuindo com o passar do tempo. Isso acontece porque o controle da bexiga vai se desenvolvendo a cada dia. Quanto melhor e maior a absorção da fralda, menos fraldas serão trocadas. É um problema quando se investe em fraldas mais baratas, pois sua absorção é muito menor, fazendo com que a economia não seja efetiva e as trocas mais constantes. Para testar a absorção basta abrir a fralda e colocar um copo de água no centro, ao tocar na parte molhada você saberá a sensação que o bebê sentirá quando a fralda estiver “cheia”.

Mobilidade

Outro ponto importante é se a fralda descartável permite que o bebê tenha mobilidade, afinal de contas somente assim ele irá se desenvolver e aprender a engatinhar, andar e até mesmo correr. Procure as fraldas que tem elásticos ajustáveis nas pernas, ao passar o dedo nesses elásticos eles devem estar bem protegidos para não machucar a pele pra lá de sensível do seu bebê. Após perceber essa característica, puxe o elástico para ver se há uma flexibilidade maior, pois é isso que é importante.

Umidade

Algumas fraldas vêm com um indicador de umidade, mudando de cor quando está na hora da troca. Outras, ainda, usam materiais que deixam a pele do bebê mais seca. Vale a pena escolher essas fraldas, evitando assim riscos de assaduras e alergias.

Alergias

Não é porque a falda é cara e de uma marca famosa, que os bebês não poderão ter alergias. Opte por materiais hipoalergênicos e produtos dermatologicamente testados. Ao aparecer qualquer alergia, pare imediatamente o uso, seu bebê pode ser mais sensível que outros para os materiais usados.

Vazamentos

Os vazamentos atormentam qualquer mamãe, principalmente no período noturno. Não é nada legal ter que trocar a fralda do seu bebê durante a noite. Esse quesito você poderá observar com a prática mesmo. Primeiro porque cada bebê faz uma quantidade de xixi e segundo porque se o bebê mama mais a noite, certamente terá a fralda mais cheia nesse período. Uma dica é usar uma fralda mais barata pela manhã e as mais caras e com melhor absorção pela noite.

No site da Alô Bebê você encontra fraldas descartáveis por ótimos preços. Acesse já e confira!