logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Conheça a tradição do dia das bruxas

O dia das bruxas (ou Halloween) surgiu na Europa centenas de anos antes de Cristo. Era um ritual dos celtas, um povo que habitou a França e a Grã-Bretanha, celebrado no dia 31 de outubro para comemorar o início do Samhain.

O Samhain marcava três fatos importantes: o fim da colheita, o ano novo celta e também o início do inverno, ou seja “a estação da escuridão e do frio”. Nesta data eles homenageavam seus parentes e amigos que já morreram.

Essa tradição é muito comum nos Estados Unidos, que popularizou essa data em diversos países ocidentais. Hoje, as crianças e os adultos fantasiam-se de monstros, bruxas, fantasmas, magos e fantasmas para sair às ruas pedindo “Gostosuras ou Travessuras?”, para ganhar doces, balas e chocolates.

Essa brincadeira é mais comum em condomínios, é legal porque muitos vizinhos entram nesse espírito e entregam gostosuras para os pequenos.

As escolinhas infantis também costumam comemorar essa data, enfeitam todo o lugar e oferecem doces para as crianças, que normalmente vão fantasiadas.

Assim no dia 31 de outubro, tudo se transforma em morcegos, gatos preto e abóboras iluminadas, que são os simbolos oficiais do dia das bruxas.

Símbolos do dia das bruxas

As bruxas são super importantes nessa festa, afinal, na tradução para o português, Halloween que dizer "Dia das Bruxas", mas segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Neste dia elas usavam e abusavam de seus poderes e jogavam feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.

As vassouras, que simbolizam o poder feminino de limpar tudo aquilo que traz energias negativas e consequências ruins.

O gato preto está sempre relacionado à figura das bruxas, porque, segundo dizem, elas conseguem se transformar em gato.

Já as cabeças de abóboras simbolizam originalmente fertilidade e sabedoria, mas... Também conta a lenda que serve para iluminar o caminho da alma de Jack, homem a quem foi negada a entrada no céu, por sua maldade, e no inferno, por pregar peças no diabo.

Os morcegos tem um significado profundo: simbolizam a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

Bater à porta dos vizinhos dizendo "travessuras ou gostosuras" é uma brincadeira que existe desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que, devidamente fantasiadas, batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança se comprometia a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.


Fonte: Smart Kids