logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Diferentes tipos de mães

 

Ser mãe não é uma tarefa fácil. Só quem é mãe sabe o quanto é difícil educar, cuidar e preparar os filhos para enfrentar a vida no mundo de hoje. Muitas delas se inspiram em histórias emocionantes para tentar vencer as dificuldades do dia a dia.

Todo mundo sabe que nenhuma mãe é igual a outra: há aquelas que têm um único filho, outras que têm gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos. Mas não podemos esquecer daquelas que deram à luz a uma criança especial, aquelas que são mães adotivas, solo, que fazem o papel de mãe e pai, além disso cada uma tem a sua própria personalidade.

Sabemos que mães de gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos têm o trabalho multiplicado. Essas mulheres ainda lidam com o fato de ter que criar duas, três, quatro crianças ao mesmo tempo e com a mesma idade. Que trabalho hein? No entanto uma análise publicada na revista norte-americana “Proceedings of the royal society” mostra que mulheres que dão à luz a gêmeos, trigêmeos e assim por diante, vivem mais, são mais resistentes e mais férteis.

Mãe é mãe em todos os sentidos, ainda mais quando precisam cuidar dos pequenos sozinhas, sem o auxílio de um pai. As chamadas mãe solo também são exemplo de superação, mostrando que os obstáculos na criação de uma criança e na formação dela em um adulto exemplar são difíceis de serem vencidos, mas não impossíveis e que o amor pode suprir a ausência de uma figura paterna.

Receber a notícia de que seu bebê possui algum tipo de deficiência é desestruturador, sim, mas muitas mães mostram que também é possível passar por cima disso e criar uma criança saudável e feliz, independente das dificuldades que ela irá apresentar na vida. O amor incondicional da mãe nesses casos se mostra na forma mais pura, pois elas têm que lidar com o preconceito das pessoas e, principalmente, da sociedade. Elas não podem deixar se abalar e nem esconder o filho do mundo, pois mesmo com deficiência é importante acreditar na capacidade que eles têm de superar desafios e de crescer como qualquer outra pessoa.

Conheça algumas histórias de mulheres que já contaram sua experiência de ser mãe para a Alô Bebê. 

Ser mãe acima de tudo

Mães modernas

Ser mãe de gêmeos

Sandra Seabra - mãe de oito filhos!

Gravidez depois dos 40