logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Ensaio fotográfico com recém-nascidos

Muitas mamães transbordam de felicidade ao pegar o filho pela primeira vez nos braços e querem o mais rápido possível guardar recordações do pequeno, para ter as melhores lembranças dele.

A dica para estas mamães é optar pelo ensaio fotográfico com recém-nascido, que registra lindos momentos do pequeno, em poses delicadas.

Até pouco tempo, este tipo de ensaio não era muito conhecido no Brasil, mas vem ganhando muitos casais adeptos, pois, se feito por um fotógrafo qualificado, é muito seguro e revela lindas recordações do pequeno.

Segundo a fotógrafa de recém-nascidos, Ana Kobashi, o período ideal para fotogragar o bebê é entre 5 e 15 dias, após o parto, pois é nessa idade que os bebês dormem profundamente, possuem mais flexibilidade para ficar nas poses e ainda não têm cólicas, salvo raras exceções.

A preparação dos cliques

Fotografar um recém-nascido requer muitos cuidados com a segurança do pequeno. “Um ensaio com recém-nascido é um ensaio que exige uma série de cuidados especiais. Apesar do bebê estar dormindo, ele pode ter um reflexo, mexer um braço ou uma perna e sair da posição, o que pode ser arriscado. Por isso todo o cuidado é pouco!”, afirma Ana.

Além disso, Ana também conta que a higiene e a saúde do fotógrafo também são muito importantes. Para ela, o fotógrafo jamais deve estar gripado ou doente ao realizar o ensaio, deve estar sempre com roupas limpas e evitar cremes, maquiagens, perfumes que possam causar qualquer alergia no bebê.

Já a preparação do recém-nascido não é tão complicada, pois, como na maior parte do tempo o pequeno está dormindo, o único cuidado que a mãe deve ter é de amamentá-lo minutos antes do ensaio, para que ele não acorde com fome. Ana conta que como o bebê mama de 3 em 3 horas, é necessário aproveitar ao máximo o intervalo entre as mamadas.

A ansiedade e a tensão dos pais podem atrapalhar o ensaio, portanto é importante que o casal fique calmo e relaxe durante os cliques. “A relação da mãe com o filho é uma coisa muito forte e me impressiona toda vez. A mãe precisa estar calma e relaxada para que o ensaio flua bem. O bebê sente qualquer tensão e ansiedade da mãe (e até mesmo do pai) e isso só prejudica o bom andamento das fotos.”, conta a fotógrafa.

Os cliques podem acontecer tanto no estúdio, quanto na casa do casal e o ambiente é totalmente preparado para o conforto do bebê. 

“As vantagens de se fazer um ensaio no estúdio são as opções e variedade de acessórios, já que é impossível levar todas as coisas para a casa do cliente e é um espaço adequado para receber o bebê. Mas essa decisão é uma decisão pessoal de cada família. A mãe e o pai devem pesar os pontos positivos e negativos de cada lugar e tomar uma decisão em conjunto.”, diz a fotógrafa.

Durante os ensaios, que geralmente duram 4 horas, Ana conta que algumas poses são dedicadas à família, em que é fotografado a mãe com o bebê, o pai e toda a família. Se o casal já tem outro filho, ele também participar dos ensaios e os irmãos são registrados juntos.

Ensaio newborn ou lifestyle

Há dois tipos de ensaio com recém-nascido: o newborn e o lifestyle. No ensaio newborn, o bebê é fotografado no estúdio, com poses pré-determinadas pelo fotógrafo e escolhidas pelos pais. Ana conta que no ensaio newborn o bebê é fotografado em poses doces, delicadas e com diversos acessórios, como headbands, toucas, cestos e caixas.

Já no ensaio lifestyle, o pequeno é fotografado em seu cotidiano, com os pais e em momentos com a família. “No lifestyle, o berço, a cama dos pais, uma poltrona e até o sofá entram como elemento da foto e o bebê, muitas vezes, é fotografado de roupa e não existe a obrigação de estar dormindo neste tipo de ensaio.”, comenta a fotógrafa.

O mais importante é que os pais tenham consciência de escolher um profissional responsável para realizar os cliques e que saiba lidar com um recém-nascido, pois a segurança do bebê é fundamental.

Assim, com um ensaio bem preparado, a família terá lindas recordações dos primeiros dias de vida do pequeno.

Para saber mais sobre o trabalho da fotógrafa Ana Kobashi, acesse o site: http://www.anakobashi.com.br/