logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Grávida no verão? Saiba quais são os cuidados necessários

 

Com o verão vem o sol forte durante boa parte do dia. O que para uns é motivo de diversão, para as futuras mamães os dias quentes podem ser bem difíceis, principalmente com o aumento do inchaço das pernas e pés, queda da pressão, sem contar que a disposição cai muito. A boa notícia é que com algumas atitudes é possível driblar esses incômodos e se sentir melhor como grávida no verão!

Gestantes, cuidado com a alimentação durante o verão

O ideal é ingerir alimentos frescos e preferencialmente cozidos, evite frituras e gorduras, que causam uma sensação de peso e têm digestão mais lenta. Legumes cozidos, carnes grelhadas, e saladas bem lavadas são os mais indicados. As frutas também são excelentes opções. Prefira não consumir alimentos em locais como praças, parques, pois podem não estar corretamente armazenados e conservados, e isso eleva o risco de contaminação e intoxicação alimentar.

As futuras mamães devem beber bastante líquido como água de coco, sucos naturais de frutas e água – muita água, no mínimo entre 2 e 2,5 litros diariamente. Como no verão a transpiração aumenta, a perda de líquidos é mais intensa, por isso, atente-se à hidratação. Os sucos de caixinha, refrigerantes e bebidas com muita cafeína devem ser absolutamente evitados.

Saúde é essencial – cuidado com o sol

As alterações hormonais, comuns durante a gestação, podem ocasionar manchas na pele, no verão. Porém com o sol quente elas podem ser intensificadas, sobretudo no rosto que fica mais exposto. Com esse cenário, a grande indicação é o protetor solar, evitar sair no sol entre as 10h e 16h e usar chapéu ou boné para aumentar a proteção.

Ficar muito tempo com biquíni ou maiô molhado pode ocasionar infecções, e como durante a gestação a imunidade está mais baixa, os riscos são maiores.

Como combater o inchaço durante o verão?

 

O inchaço é um incômodo bem desagradável e que no verão se intensifica. Para as futuras mamães é ainda mais chato, o melhor a fazer é encontrar formas para se livrar. Uma das recomendações é a drenagem linfática, que o seu obstetra pode indicar a melhor fase para iniciar. Essas massagens ajudam a relaxar e drenar o líquido acumulado nas pernas.

O calor excessivo faz as veias dilatarem, e o resultado? Inchaço. Por isso, mudar de posição é preciso, nada de ficar muito tempo em pé ou sentada. Outra recomendação é manter uma alimentação leve, com sucos de frutas como abacaxi, melancia e lima da pérsia, que são diuréticas.

Evite alimentos que contenham muito sódio, como embutidos e enlatados e também comida muito condimentada, prefira legumes e verduras. Mexa sempre os pés no decorrer do dia, quando sentada use um apoio e deite-se diariamente, por pelo menos 15 minutos, com as pernas levantadas para melhorar a circulação.

Outras dicas para gestantes enfrentarem o verão

- Use roupas de tecidos leves e cores claras, bermudas, vestidos e blusas regatas são boas opções.

- Sapatos confortáveis e baixos, com saltos baixos, no máximo 2 centímetros.

- Para quem mora em sobrado, o andar de baixo costuma ser menos quente, quando estiver difícil para dormir, considere passar a noite quente por lá.

- Ventilador e ar-condicionado ajudam a deixar o ambiente mais fresco.

- Ao tomar banho, evite água muito fria, pois sentirá mais calor depois. Opte por água mais morninha.

Siga essas dicas e tenha um verão excelente e para saber todas as informações sobre os noves meses, conheça a nossa página de gravidez semana a semana