logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Novas regras para dosagem de medicamentos para crianças

A Academia Americana de Pediatria (AAP), trouxe novas orientações para a medicação dos pequenos por conta de corriqueiros erros de dosagem. Os estudos apontam que cerca de 70 mil crianças são internadas nos Estados Unidos por overdoses não intencionais. A má administração dos medicamentos pode causar riscos a elas.

A AAP exalta que as colheres devem ser usadas somente para os cereais. Um erro comum e frequente, é os pais usarem colheres para administrar medicamentos prescritos em ml. Como se não fosse o suficiente, muitas vezes também não sabem ao certo qual é a colher de sopa, café ou sobremesa para utilizá-las.

No Brasil não há dados precisos sobre quantas crianças são intoxicadas por medicamentos, mas o principal problema, é que muitas bulas ainda trazem dosagens em mililitros com medidas correspondentes em colheradas.

Entenda melhor as novas orientações da AAP:

Linguagem padrão

A abreviação “ml” passará a ser utilizada como a única abreviação adequada para indicar medidas em mililitros. Além disso, medicamentos líquidos devem ser dosados com valores arredondados como: 0,5 ou 1ml por exemplo.

Período das doses

O rótulo deve apresentar de maneira clara o período exato das doses. Expressões simples e do vocabulário comum devem ser usadas também, como por exemplo, “uso diário” no lugar do termo médico “qd” (que em latim significa quaque die, uma vez ao dia).

Revisão das doses

É importante que o pediatra revise as doses para as famílias, enquanto prescreve os medicamentos. Isso ajuda a evitar dúvidas mais tarde.

Dispositivos de dosagem

É importante que não tenham marcações extras, para não causar confusão ao medir as dosagens. O tamanho não pode exceder a quantidade recomendada no rótulo, para evitar erros.

Marcações fora do sistema métrico não serão aceitas

Rótulos, instruções de dosagem e dispositivos que não estejam no sistema métrico não poderão ser usados.

No Brasil ainda não existem regras muito acordadas, então sempre que um médico prescrever um medicamento em colher procure perguntar qual é a dose em ml.

Cuidado com remédios que são diluídos, pois diluindo de maneira errada a dose ficará errada.