logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Os primeiros dentinhos do bebê

O nascimento dos primeiros dentinhos é algo bem incômodo para os bebês. Eles ficam bem irritados por causa do desconforto que a erupção causa. E os pais acabam ficando muito preocupados, pois não sabem o que fazer para acalmar o pequeno.

Os primeiros dentinhos começam a nascer em torno dos 6 meses de idade na parte central superior do maxilar. Com sintomas de coceira, febre, diarreia, perda de apetite, falta de sono, inchaço, aumento de saliva e irritabilidade. Por volta dos 11 meses começam a nascer os laterais inferiores, e em torno de 1 ano e 2 meses, começam a nascer os laterais superiores. Os pais não devem ficar preocupados se no primeiro ano o bebê ainda não tiver nenhum dente, pode acontecer atrasos de até 8 meses.

Para amenizar esse incômodo na gengiva, uma solução é o mordedor daqueles que podem ser colocados na geladeira por alguns minutos. Outra opção é quando a criança já está se alimentando de sólidos, alimentos gelados como: purê de maça, pudim ou iogurte ajudam no desconforto. Massagens na gengiva também são ótimas para os bebês, o alívio é temporário, mas o pequeno ficará agradecido. Se nada disso der certo, alguns médicos receitam analgésicos a base de paracetamol, mas consulte o pediatra antes de qualquer medicação.

Aos 3 anos a criança já deve ter todos os dentes de leite na sua arcada dentária, que representa 10 dentes em cima e 10 dentes embaixo. Assim que o primeiro dente nascer é importante sempre higienizá-lo e até mesmo antes de nascerem. Recomenda-se que por volta do 6º mês de vida os pais já comecem a higienizar boca, gengiva e língua do bebê com uma gaze ou frauda umedecida 1x por dia. Assim o bebê já vai se acostumando com uma intervenção bucal.

Nascidos os dentinhos, a escovação deve ser feita com escova de dente infantil, com cerdas macias somente molhada em água fervida ou filtrada , 2x ao dia. O uso da dedeira de silicone também é uma alternativa para essa fase, embora sua ação maior seja massagear as gengivas diminuindo o desconforto causado pela erupção dos dentes.