logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Quais exames são feitos no bebê recém-nascido?

bebe sendo examinado

Mal chegam ao mundo e os bebês já são submetidos a diversos exames. E é bem comum que muitos pais desconheçam o motivo da realização deles, não sabendo inclusive, que são essenciais para diagnosticar precocemente algumas doenças. Conheça agora os principais:

Teste do pezinho

Além de simples (feito com a coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê), pode detectar precocemente doenças que se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual ou causar outros prejuízos à qualidade de vida da criança.

O teste do pezinho é gratuito e obrigatório. O exame pode diagnosticar seis doenças distintas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme (e demais hemoglobinopatias), fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

Teste da orelhinha

Responsável por identificar possíveis problemas no sistema auditivo do bebê. Também é bem simples, realizado enquanto o bebê dorme.

De acordo com uma lei de 2010, hospitais e maternidades brasileiras são obrigados a fazer o exame gratuitamente.

Teste do coração

Detecta malformações cardíacas no recém-nascido. Realizado entre 24 e 48 horas de vida da criança, o procedimento leva menos de cinco minutos e é feito com uma pulseira, responsável por medir seus batimentos cardíacos e a oxigenação do sangue.

Existe uma pequena parcela de bebês recém-nascidos que podem apresentar malformações congênitas. Embora os dados sejam pequenos, qualquer problema no coração pode evoluir para algo mais grave no futuro, logo a realização do exame torna-se fundamental.

Teste do olhinho

Indica se o bebê tem catarata, glaucoma, malformação no globo ocular, tumores e também retinopatia (principal responsável pela cegueira infantil). Com o diagnóstico precoce, todas citadas podem ser tratadas.

Teste da linguinha

Avalia se o freio da língua é curto, o que atrapalha a pega no momento da amamentação. Identificar esse problema desde cedo, evita que a criança desmame antes do tempo, tenha dificuldade para mastigar e engolir ou a língua presa.