logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Saiba como escolher a melhor babá eletrônica para o seu filho

babá eletrônica Motorola

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das famílias, e para quem tem filhos pequenos, nada melhor do que contar com a ajuda da babá eletrônica para cuidar do bebê. Para que o acessório realmente auxilie as mamães, é preciso acertar na escolha!

A babá eletrônica é um aparelho que permite monitorar os pequenos à distância. Seu funcionamento é parecido com o de um walkie talkie (lembra dele?): um aparelho fica perto do bebê, captando os sons da criança, e o outro fica junto com a mamãe ou o papai, que podem ouvir tudo o que acontece com o pequeno.

Nos modelos mais modernos, também é possível filmar o bebê e transmitir para os pais em tempo real no celular, e, ainda, enviar mensagens de voz para o aparelho que fica com a criança, acalmando o bebê.

Alguns lançamentos de babá eletrônica super tecnológicos identificam até mesmo os hábitos do bebê, e reportam aos pais informações como horas de sono diárias e condições do quarto do pequeno.

Como são muitas marcas, modelos e funções, a família precisa decidir quais são as suas expectativas e prioridades em relação a esse equipamento. Descubra no guia a seguir quais são os fatores que você deve considerar para escolher a babá eletrônica adequada para a sua rotina:

Distância entre mãe e filho

Essa é a melhor forma de decidir se você precisa de um dispositivo com vídeo ou não. Se você vive em um apartamento pequeno e só sai de perto do bebê para fazer suas tarefas rapidamente, talvez a opção só com o áudio seja o suficiente.

Se a casa é grande ou se o quarto das crianças fica longe do seu, a babá eletrônica com vídeo, como a babá eletrônica Motorola, é mais adequada, pois ela alcança até 300 metros.

Agora, se você se sente insegura quando deixa o bebê em casa, é possível adquirir uma babá eletrônica Fisher-Price, que transmite as imagens do bebê para até quatro smartphones.

Qualidade da transmissão da babá eletrônica 

babá eletrônica Fisher Price

A babá eletrônica é muito sensível a outros aparelhos que usam determinado tipo de frequência, como telefone sem fio, modem WiFi e caixas de som. Isso pode afetar principalmente o áudio da sua “ajudante”, provocando chiados em vez de reproduzir o som que seu bebê faz.

Para evitar o problema, consulte a embalagem e prefira os modelos que trabalham com uma frequência mais baixa, ideal para casas pequenas. No caso das babás que enviam imagens para o celular, elas trabalham com conexão WiFi, então, será preciso possuir uma rede estável em casa para que ela não pare de funcionar de repente.

Duração da bateria

A bateria deve durar, pelo menos, uma noite inteira, ps é nesse momento que as mamães mais se preocupam com a segurança do pequeno. Se isso não acontecer, você acabará entrando no quarto do bebê para conferir se tudo está sob controle, correndo o risco de acordá-lo no meio da noite.

Antes de adquirir o produto, é muito importante comparar a duração da bateria entre as diferentes opções disponíveis, além do tempo de recarga do aparelho, que pode impedir sua movimentação por alguns minutos ou algumas horas.

Preços

babá eletrônica Safety

O preço costuma ser um fator determinante para a escolha da babá eletrônica. Os modelos que transmitem apenas o áudio do bebê são os mais baratos e custam a partir de R$ 250.

Já as opções que incluem o vídeo podem ser adquiridas a partir de R$ 600, pórem são produtos de marcas reconhecidas no mercado, como Motorola e Fisher-Price. 

Recomendações gerais

- Se você adquirir a sua babá eletrônica no Brasil, confira se ela é certificada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), pois o órgão assegura a segurança, a durabilidade e a qualidade do produto. No caso de compras no exterior, certifique-se de que está adquirindo um aparelho de boa reputação.

- O melhor local para posicionar a babá é na parede ou em um móvel ao lado do berço da criança, onde ela não possa alcançar. Embora dentro do berço pareça ser uma boa opção, conforme o pequeno cresce e explora o mundo, ele pode derrubar o item, colocá-lo na boca e impedir a captura de imagens e sons acidentalmente.

- Os dispositivos podem ou não vir com acessórios de suporte para tela, que podem ser colocados sobre uma superfície plana ou pendurado no cinto, por exemplo. No caso de usar o celular como tela, você pode comprar um suporte em lojas de utilidades domésticas, pois assim você não precisará manipular o celular a todo momento.

Agora que você já sabe como escolher uma babá eletrônica, aproveite para conhecer outros importantes acessórios para o quarto do bebê