logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Você conhece os benefícios da massagem para bebês?

Massagem para bebês

Toda mamãe adora se sentir bem cuidada e relaxada com uma massagem feita com precisão. Com os bebês, o sentimento não podia ser diferente!

Os pequenos gostam e conseguem aproveitar bastante os efeitos uma boa massagem feita pelas mamães e pelos papais.

Para proporcionar benefícios aos bebês, existe uma técnica de massagem muito especial, chamada de shantala.

Ela nada mais é do que uma rotina tradicional de cuidados com os pequenos na Índia, sua região de origem, que proporciona contato prolongado com a criança, transmitindo amor e carinho por meio de movimentos relaxantes.

A shantala pode ser aplicada em bebês a partir dos seus primeiros dias de vida. Você até pode fazer um curso para aprender mais sobre essa técnica, mas com alguns vídeos disponíveis na internet, é possível se tornar uma “massagista” para o seu filho e obter muitos benefícios para o pequeno. A Alô Bebê preparou algumas dicas que você pode utilizar para fazer massagem no seu bebê:

Eliminar os desconfortos infantis

Tranquilizar o bebê, acabar com gases, cólicas e prisão de ventre e deixar o sono mais calmo são desafios recorrentes quando se trata dos pequenos.

Se a mamãe já tentou de tudo e ainda não encontrou a solução adequada para lidar com essas situações, tente fazer uma massagem.

Ao eliminar ou, pelo menos, aliviar os principais incômodos que o bebê sofre, a rotina fica muito mais linear, o seu filho fica mais feliz e a família bem mais descansada.

A Massagem para bebês é um estímulo para o desenvolvimento

As diferentes posições em que o bebê fica na hora da massagem ajudam a desenvolver a musculatura e a movimentação de costas, coluna vertebral, braços, mãos, pernas e pés.

Por consequência, esses movimentos ensinam o pequeno a abrir e fechar, flexionar e estender e compreender outros tipos de comandos para os membros do corpo.

O bebê também desenvolverá consciência corporal, ganhando noção de espaços e limites do próprio corpo para que possa se firmar ao solo e desviar de obstáculos nas fases de rolar, sentar, engatinhar e andar.

Ajuda na proteção contra doenças

A shantala influencia na saúde do seu filho, pois a massagem favorece o sistema imunológico. O número de glóbulos brancos, parte essencial da defesa do organismo dos seres humanos, se eleva no sangue, deixando a criança preparada para enfrentar ameaças.

Já os movimentos na região do peito e das costas expandem a caixa torácica, melhorando a respiração dos pequenos, evitando esse tipo de perigo.

Além disso, as massagens em bebês são capazes de diminuir a produção de cortisol, o “hormônio do estresse”, e aumentar os níveis do “hormônio do amor”, a oxitocina.

Auxiliar a socialização

Crianças realizando atividade

O contato físico de forma mais íntima com os pais deixará o pequeno mais receptivo ao toque. Isso quer dizer que ele tende a se costumar com a transferência de um colo para o outro e os beijinhos dos adultos, por exemplo.

Bebês que recebem shantala também costumam se relacionar de forma mais sociável com familiares e até mesmo com desconhecidos, abrindo um belo sorriso ou tentando “conversar” com mais facilidade.

Proporciona momentos únicos com o bebê

A proximidade entre os pais e o bebê contribui para o estreitamento de laços maternos, paternos e familiares, deixando as relações muito mais harmônicas no dia a dia.

Para o bebê, ouvir a voz, sentir o toque e o cheiro dos pais também é muito importante para que ele se sinta amado e seguro.

Além disso, as mamães e os papais conseguem desfrutar de um momento relaxante com o pequeno, pois, muitas vezes, ele está tão agitado que tudo o que você faz é acalmá-lo em vez de aproveitar sua companhia.

Os pequenos já têm opções extravagantes disponíveis

Os pequenos já podem frequentar um lugar que é o sonho de toda mamãe: um spa exclusivo para eles. Bebês entre dois dias e seis meses de vida já podem passar algumas horas relaxando com sessões de massagem, reflexologia e hidroterapia.

Esse tipo de spa está de portas abertas para receber os pequenos na Austrália, na Espanha, na Inglaterra e na África do Sul.

Você já deve até ter visto nas redes sociais algumas fotos desses locais, com bebês de boias no pescoço relaxando em uma espécie de banheira. As salas de espera também são um charme à parte, pois estão cheias de bebês aguardando para desfrutar de seu horário marcado.

Uma única sessão no local custa em torno de R$ 200! De acordo com os fundadores dessa ideia inovadora, com uma ida semanal, a criança já pode desfrutar de benefícios para o desenvolvimento cerebral e corporal, além da melhora na respiração e circulação.