A blogueira Alessandra Belo conta sobre sua experiência de amamentação
Estamos na Semana Mundial da Amamentação, criada para conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, e nada melhor do que conversar com mamãe sobre como foi a sua experiência.
Convidamos a blogueira e mamãe de Daniel de 3 anos, Alessandra Belo, do Blog Kids Vitrine para uma conversa sobre a sua experiência em amamentar seu filho. Ela nos contou sobre as dificuldades que enfrentou no início, que sofreu no momento do desmame, mas que todas as dificuldades recompensam o bem que fez ao seu filho.
Confira como foi esse papo!
Alô Bebê - Conte um pouco como foi a sua experiência de amamentar o Daniel
Alessandra Belo (Kids Vitrine) – Amamentei o Daniel até 6º mês, pois infelizmente tive que retornar ao trabalho e mesmo mantendo a amamentação noturna meu leite diminuiu até que secou. Hoje com mais experiência tentaria usar as bombas para tirar leite à noite e deixar armazenado para ser dado a ele por mais tempo.
Alô Bebê - Você teve dificuldades em amamentar?
Alessandra Belo – Tive dificuldade no início por falta de experiência. No hospital a enfermeira veio até o quarto e com muita paciência ensinou as posições corretas de amamentação. É impressionante como é algo instintivo para o bebê, pois a enfermeira pegou a cabecinha dele, virou e passou a boquinha no bico do seio e ele já começou a mamar! Se eu percebesse que ele não estava sugando direito, orientaram-me como deveria arrumar a boquinha no seio.
Na primeira noite em casa foi bem difícil, o Daniel só queria mamar no seio esquerdo, para mais que virasse, insistisse ela não mamava o suficiente no seio direito, fiquei com um seio cheio doendo e outro não conseguia satisfazê-lo. Pela manhã, minha mãe chegou e com sua experiência explicou que é normal isso acontecer, pois a primeira vez que ele mamou, associou que virando a cabecinha para aquele lado iria se satisfazer. Usamos a almofada para amamentação, encaixamos ele direitinho e insistimos bastante até que mamou nos dois seios.
Alô Bebê – Como foi a fase do desmame, tem alguma dica para as mamães?
Alessandra Belo – Como desde o nascimento de Daniel já sabia quando iria retornar ao trabalho, conversei bastante com minha pediatra e ela orientou que para não corrermos o risco do Daniel rejeitar as fórmulas eu deveria a partir do 4º mês introduzi uma mamadeira por dia, para que ele se adaptasse aos poucos e também no caso de não aceitar alguma fórmula, haveria tempo para trocar.
Procedemos dessa forma e realmente tive problemas com a primeira fórmula, que o deixava com o intestino preso, troquei por outra mais indicada para melhorar o funcionamento do intestino. O processo foi gradual, quando chegamos no 6º mês já me sentia mais segura para amamentar somente à noite.
Minha dica para as mamães é que mantenham a calma e não tenham medo de trocar a fórmula ou de perguntar tudo ao pediatra, nem sempre o que dá certo para outras mães dará com você e seu bebê.
Alô Bebê - Muitas mães acreditam que o desmame é uma perda de vinculo mãe-filho, como você enxerga esse momento?
Alessandra Belo – Acho que essa perda é mais para a mãe do que para o bebê, sentimos que não somos mais tão essenciais na vida dele. Antes éramos a provedora do seu alimento e sobrevivência, eu sofri, quando precisava ir ao banheiro do trabalho para esvaziar as mamas chorava porque imaginava que naquele momento ele estava sentindo minha falta, por isso mantive a amamentação noturna até quando pude. Mas depois você percebe que seu bebezinho continua te amando da mesma forma e que o desmame faz parte do desenvolvimento dele.
Alô Bebê – Qual conselho sobre amamenta você daria para uma mãe de primeira viagem?
Alessandra Belo – Não desistam! Pensem no bem que estão fazendo à saúde da pessoa mais importante da sua vida. Não tenham vergonha de perguntar ao pediatra, às amigas, pesquisar na net. Usem pomadas para evitar fissuras no bico do seio. Ah! É claro que no começo dói um pouco, mas a dor nem se compara com o prazer de amamentar seu filho.
Alô Bebê - Muitas mães se preocupam com a questão estética dos seios e muitas vezes não querem amamentar por conta disso. Como você encarou a questão estética versus amamentação?
Alessandra Belo – Em nenhum momento essa questão me fez pensar em não amamentar, é claro que os seios mudam um pouco de formato sim, não vou mentir, mas nada tão relevante assim, amamentem e se depois incomodar uma plástica resolve.
Alô Bebê – Para você, amamentar é ….
Alessandra Belo – Doar o que temos de mais valioso para nossos filhos, que é a nossa saúde.