logo Alô Bebê
 

A pele do bebê recém-nascido

A pele do bebê sempre é lembrada como macia, lisinha, ao ponto de até mesmo quando alguém quer fazer um elogio, diz: “você está com pele de bebê”. Mas a pele dos bebês ao nascer, de modo geral, apresenta um leve edema nos olhos, face, pernas, mãos, pés e bolsa escrotal.

Geralmente a pele do bebê recém-nascido é lisa, macia, com pelos muitos pequenos que chamamos de lanugem e uma substância sebosa esbranquiçada que concentra-se nas dobras chamada vernix, que tem a função de isolante térmico.

Após o terceiro ou quarto dia a pele do bebê recém-nascido pode tornar-se levemente descamativa e seca. Outro aspecto bastante comum na pele do bebê recém-nascido são as extremidades arroxeadas, que geralmente indicam baixa temperatura.

Também existem duas outras ocorrências comuns: o milium sebaceu, que são pequenos pontos esbranquiçados que podem ocorrer na raiz, no queixo e nas bochechas. E as manchas mingólicas, que são áreas irregulares de pigmentação azulada intensa, geralmente no bumbum. Essas manchas nos bebês recém-nascidos estão associados a ascendência africana, indígena, asiática ou hispânica.

O recém-nascido pode ainda apresentar uma coloração amarelada na pele, que chamamos de icterícia fisiológica.