logo Alô Bebê
 

Academia Americana de Pediatria recomenda ler para bebês desde o nascimento

“Leia para os seus filhos”, a recomendação não é nova, em algum momento os pais já ouviram isso. A novidade é que esse conselho agora é válido para os bebês desde o seu nascimento. Em um primeiro momento pode até parecer meio estranho, mas é o que a Academia Americana de Pediatria recomenda que os profissionais façam em seus consultórios. A proposta vem baseada em diversos estudos que comprovam que ler para seu filho desde o seu nascimento estimula o cérebro, contribui no desenvolvimento da linguagem e da leitura, sem contar que ajudam no desenvolvimento sócio-emocional da criança.

Pamela High, autora da proposta e dirigente do departamento de pediatria comportamental no Hasbro Childrens Rhode Island Hospital, explica que quando a mãe ou pai leem para o bebê, por exemplo, na hora de dormir há uma intimidade no momento, que faz a criança associar as imagens e linguagens com aconchego e alegria.Esse processo de contato com a leitura precisa ser alegre.

Ao escolher o livro que será lido para criança, é importante que os pais saibam que no primeiro ano, o bebê irá conseguir se concentrar melhor com livros que têm uma imagem e uma palavra, como uma casa e a palavra casa.

Os estudos comprovam que a presença de livros em casa e os esforços dos pais para estimulá-las refletem em bons índice de conclusão do ensino médio e oportunidade de emprego.

Além de ser um momento de prazer entre pais e filhos, a leitura para bebês trará benefícios ao bebê a longo prazo. Vale muito a pena dedicar um tempo diariamente e contribuir na educação e desenvolvimento do seu filho, todos só tem a ganhar!

Dicar de como ler para o bebê:
- Prepare o ambiente, fique em um local tranquilo tanto para os pais quanto para bebê, que não tenha muito barulho e nem luz forte.
- Escolha um livro com belas ilustrações e textos curtos.
- Mantenha um tom de voz claro e o mais suave possível
- Os bebês gostam de histórias com repetições, jogo de palavras, ilustrações
- Como o pequenino gosta de levar tudo à boca, ensine-o aos poucos que os livros não são para colocar a boca, riscar, rasgar.
- Para que o bebê tenha mais contato com livro, ofereça livrinhos de banho, além de se divertir vai ter se habituar com esse artigo.

Conheça algumas opções de livros para ler para bebês