logo Alô Bebê
 

Aprenda a calcular o seu período fértil com a Alô Bebê

calendário período fértil

Muitas mulheres possuem o sonho de serem mamães e já estão tentando há algum tempo, mas não conseguem, pois é só no período fértil que o corpo da mulher está pronto para a fecundação. Então, se você está tentando conceber um bebê, é essencial aprender a calcular o seu e praticar a relação sexual no momento certo.

É durante o período fértil, comumente conhecido como ovulação, que o óvulo (célula reprodutora feminina) está pronto para ser liberado de dentro de um dos ovários, migrando e se estabelecendo na trompa, onde aguarda a chegada do espermatozoide (célula reprodutora masculina). Como já sabemos, é na relação sexual que o esperado encontro entre óvulo e espermatozoide acontece, possibilitando a fecundação e originando, posteriormente, o zigoto, que inicia o processo de formação do seu bebê. Entretanto, o óvulo tem aproximadamente 24 horas para ser fecundado antes de ser eliminado pelo organismo, enquanto que os espermatozoides podem continuar ativos no corpo da mulher por até 5 dias. Ou seja: é possível engravidar se a mulher não estiver no dia da ovulação.

A gravidez é a consequência de uma série de eventos simultâneos: o período ideal, a relação sexual, a fecundação, o estabelecimento do embrião e a boa saúde dos papais. Para que tudo isso aconteça, nem o homem nem a mulher podem ser estéreis, um problema que afeta um em cada seis casais que está tentando engravidar. Se essa for a sua situação, é melhor averiguar, pois apenas alguns casos não são reversíveis, então, caso os futuros papais se deem conta de que estão mantendo relações sexuais nos período em que a mulher está pronta para engravidar e, mesmo assim, não consegue gerar um bebê, não deixem de consultar um médico especialista em fertilidade para saber o que pode estar acontecendo.

Como saber se estou no meu período fértil?

Quando a mulher está ovulando, o corpo feminino emite sinais de que está pronto para ter um bebê. Por isso, prestar atenção em si mesma e entender os comportamentos do seu organismo neste período é só uma das engravidar com mais facilidade.

A dica mais eficiente para determinar se você está ovulando ou não é conhecer o seu ciclo menstrual. O primeiro dia da sua menstruação é o primeiro dia do seu ciclo, e a ovulação acontece mais ou menos na metade dele; mas pode variar, já que os ciclos normais têm entre 25 e 35 dias no total e nem sempre são regulares. Caso você tenha um ciclo irregular, uma forma de saber quando é o seu período fértil é anotando, durante um ano, a duração de cada ciclo menstrual, e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo. O método é trabalhoso, mas certeiro para quem está saudável e não quer optar por fertilização artificial.

Observar o muco cervical, aquela secreção que sai praticamente todos os dias da vagina, é outra maneira de identificar o momento certo: quando a mulher está ovulando, o muco fica com aspecto aquoso, quase líquido. Isso acontece para que os espermatozoides possam “nadar” com facilidade nessa secreção até chegarem ao óvulo. Confira-o pela manhã, logo depois de fazer o primeiro xixi do dia. A ausência de secreção ou o aspecto opaco indicam que a mulher não está ovulando; portanto, não haverá fecundação se a relação sexual acontecer.

Outros sinais incluem, por exemplo, o apetite sexual, pois a intensidade do desejo está relacionada à produção de feromônios, que aumentam a libido e indicam que a mulher está pronta para engravidar. Algumas mulheres, ainda, sentem dor na região pélvica enquanto o óvulo sai do ovário, que pode até ser confundida com uma cólica, mas com a diferença que ela acontece no meio do ciclo, e não em data próxima da menstruação.

Outros métodos também auxiliam a calcular o período fértil

Por não ser totalmente confiável, o método conhecido como tabelinha pode ser usado junto com outras formas de calcular o período fértil da mulher quando ela deseja ter filhos. Atualmente, até mesmo com a ajuda da tecnologia é possível monitorar o período ideal.

Para ter precisão sobre o dia da ovulação, a novidade é um teste de farmácia, capaz de fazer a indicação. Similares aos testes de gravidez, eles também se baseiam na urina coletada para mostrar o resultado, mas deve ser realizado durante cinco dias seguidos. Agora, se mesmo com essas fórmulas e com a saúde em dia a gestação não acontecer, realizar um controle ultrassonográfico no consultório do médico vai identificar o dia correto de se tornar mamãe.

Já os aplicativos exclusivos para o sexo feminino com funcionalidades para controlar não só o período fértil, mas também todo o ciclo menstrual, são muito populares nos smartphones das futuras mamãe e de quem quer se prevenir. Alguns são gratuitos e simples de mexer: basta marcar a data que o ciclo começa e termina para que o app realize a contagem, emita alertas sobre o dia exato, avise sobre a chegada da TPM e outras informações necessárias não só para quem quer ser mãe, mas também para as mulheres que querem se conhecer melhor.

Apesar de sutis, os sinais que o corpo envia podem ser percebidos pelo sexo feminino, mas é preciso saber identificá-los e interpretá-los para não se decepcionar. É por isso que olhar para si mesma antes de olhar para o futuro é o primeiro passo para uma maternidade feliz!