logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Assaduras em bebês


Na maior parte das vezes, as assaduras dos bebês são causadas pela irritação das fezes e da urina em contato com sua pele. As fraldas descartáveis irritam menos a pele do que as de pano. Isto não quer dizer que não se possa usar as fraldas de pano, mas as mesmas deverão ser lavadas com sabão de coco - evite o uso de amaciantes.

As vantagens das fraldas de pano é que há crianças que podem ter alergia a algum desinfetante ou perfume que existam nas fraldas descartáveis. As assaduras nos bebês não tratadas podem piorar e/ou infeccionar. É muito importante que a mãe saiba onde começou a irritação, isto é, se ela provém da região coberta pela fralda descartável ou do sabão em pó da fralda de pano. Se a irritação começou no bumbum, pode ter sido causada por fezes muito ácidas.

Se ela começou nos genitais, a causa pode ser a urina muito alcalina (cheiro de amoníaco). Às vezes a assadura é pequena, fica só em torno do ânus, e é chamada perianite. As assaduras nos bebês podem ter como causa a monilíase (sapinho), quando apresenta uma cor vermelha e brilhante com contorno branco, e deverá ser tratada com antifúngicos. A assadura da urina se deve ao amoníaco que se forma quando demoramos para trocar as fraldas, como acontece de noite. Um outro tipo de assadura que aparece nas crianças maiores é causada pelas fraldas muito apertadas.