logo Alô Bebê
 

Cuidados com as crianças no verão

Chegou as férias tão esperada em família, é hora de curtir o verão, se refrescar na praia ou na piscina e se divertir bastante. Mas principalmente com as crianças, alguns cuidados são necessários nesse período.

São tantas coisas para lembrar, como alimentação, vestimenta e produtos de higiene. Para ajudar os papais a terem férias tranquilas e sem imprevistos, separamos alguns cuidados com as crianças no verão, confira:

Proteção solar: O sol pode causar graves queimaduras nas crianças, portanto evite tomá-lo no seu período mais forte, das 10h às 16h. Use sempre protetor, passe 30 minutos antes da exposição ao sol e retoque a cada 2 horas. Não esqueça de usar acessórios como chapéus e bonés.

Insetos: Em lugares quentes e com com muitas árvores e plantas, os pernilongos costumam atacar toda a família. Para minimizar o desconforto use repelentes elétricos e aqueles em creme específicos para passar em crianças, mas sempre com a recomendação do seu pediatra.

Hidratação: Nos dias quentes é comum o corpo liberar muita água, por isso é importante estar sempre se reidratando. Ofereça aos pequenos - além de água – chá gelado, sucos e água de coco.

Alimentação: Com o calor, os alimentos estragam rapidamente, portanto não compre alimentos prontos fora de casa ou na praia. Você não sabe como e quando eles foram preparados e conservados. Evite frituras, gorduras e consuma mais legumes, grelhados e frutas, em especial aquelas hidratantes, como melancia, melão, pêra, maçã. Vômito, diarréia e apatia são as principais características de intoxicação alimentar.

Acidentes: Nesse período as crianças ficam mais tempo no mar e na piscina, nunca deixe-as sozinhas nesses lugares e ponha sempre bóias. Outros acidentes mais comuns no verão são com bicicleta e patins. O kit com capacete, joelheira e cotoveleira deve sempre fazer parte da brincadeira.

Olhos e Ouvidos: A areia da praia, o sal do mar e o cloro da piscina podem irritar o olho da criança. Inchaço, vermelhidão e secreção sugerem uma conjuntivite, que mesmo não comum nesta época do ano, pode aparecer. O melhor é lavar os olhos com água fervida e fria e procurar um especialista.
Para evitar dores nos ouvidos, uma solução é tampar com um chumaço de algodão embebido de óleo ou tampões, evitando que entre água do mar ou da piscina.
Em caso de dores, procure um médico.

Fonte: Revista Crescer