logo Alô Bebê
 

Desenvolvimento infantil - família presente na hora de aprender

O desenvolvimento do ser humano ocorre simultaneamente nos níveis emocional, físico, de pensamento e de linguagem. Para que ele aconteça, participam fatores da própria criança, como a maturidade neurológica, por exemplo, e fatores ambientais, presentes nas trocas que a criança faz com o espaço físico e com as pessoas com as quais ela convive. 

A família tem papel fundamental nesse desenvolvimento, pois fornecem os primeiros relacionamentos da vida do bebê, onde ocorrem o início das trocas de sensações, emoções e linguagem, desde os primeiros momentos de vida.

Compreendendo a linguagem dos filhos

A mãe ou a pessoa que assume os cuidados com o bebê acaba entrando em uma "sintonia fina" de comunicação, que lhe permite um grau de compreensão da linguagem da criança, a ponto de perceber, por meio das diferentes inflexões do choro, se o bebê está com fome, sono etc.

Nessa relação, a criança, por sua vez também interpreta a comunicação da mãe, a compara com a sua própria linguagem, evolui linguisticamente, até que emita as primeiras palavras com significado.

É importante perceber que o pai, a partir de um determinado momento passa também a fazer parte desse relacionamento, que inicialmente é feito mais com a figura materna, e que sua participação é primordial neste processo.

A linguagem é uma das aprendizagens infantis, sendo entendido o conceito de aprendizagem como um processo de contínua adaptação ao meio. Esse processo é construído pela criança durante o seu desenvolvimento, que está, no início da vida, basicamente relacionado ao ambiente familiar.

Inicialmente, o bebê possui reflexos que lhe garantem a sobrevivência, como o reflexo de sucção que possibilita a alimentação. Depois, ele inicia a aprendizagem, passando de reflexos para comportamentos aprendidos, como, por exemplo, sugar objetos pelo prazer da sensação que produzem. A evolução acontece a partir dos reflexos que se transformam em comportamentos aprendidos, e posteriormente, chegam ao nível da representação mental, ou seja, da capacidade de pensar sobre as pessoas, objetos e situações na ausência física das mesmas, a qual se inicia mais tarde, aproximadamente aos dois anos de idade.

Desenvolvimento do aprendizado


 

Durante os seus primeiros anos, a criança aprende habilidades que serão importantes para a vida toda, tais como andar, comunicar-se por meio da fala, controlar esfíncteres (não necessitar mais de fraldas), comer utilizando as próprias mãos, entre outras.

Nas situações em que ocorrem essas aprendizagens, nas quais a criança encontra-se geralmente no ambiente familiar, são desenvolvidas também formas de aprender que influenciarão a aprendizagem futura, influenciando-a até a vida adulta.

Quando esse processo ocorre de maneira adequada, a aprendizagem acontece de forma equilibrada, contudo, há situações familiares que não favorecem esse desenvolvimento. Em uma família onde, por exemplo, não são dados à criança o amor, a atenção, o tempo e as condições necessárias para que ela brinque, explore os objetos e situações, experimente sensações e aprenda com elas, pode ocorrer o desenvolvimento de um tipo de aprendizagem superficial, que pode levar a dificuldades de aprendizagem escolar ou alterações de linguagem.

Como vocês podem perceber, os membros da família, em especial as figuras materna e paterna, são muito importantes. O ideal é que sempre se tenha em mente a promoção do contato com a criança, levando em conta as mudanças atuais na sociedade e as exigências econômicas, que fazem com que cada vez menos se tenha tempo para o contato familiar.

É preciso também ter conhecimento das mudanças que a família tem sofrido e trabalhar com elas. Atualmente, as mulheres têm ocupado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, o que muitas vezes as afasta da casa e do contato diário com os filhos. Por outro lado, os pais têm participado mais, o que é importante, pois, além de dividirem com a mãe o cuidado com os filhos, fornecem a eles referências especificamente masculinas, que são importantes para o seu desenvolvimento.

Em casos de dificuldades de aprendizagem, é sempre importante procurar ajuda profissional, para que se possa, além de trabalhar com a criança no sentido de favorecer sua aprendizagem, compreender também os aspectos familiares envolvidos e orientar os pais para que possam estimular o desenvolvimento do filho de forma adequada.

É importante saber que, ainda que os pais disponham de pouco tempo para estar com os filhos no dia a dia, vale mais um contato de dez minutos diariamente com qualidade do que passar um dia inteiro com a criança ao final de um mês, como forma de recuperar o tempo perdido.

Os relacionamentos entre pais e filhos devem ser verdadeiros e ocorrer de forma prazerosa para todos, pois não basta estar em um mesmo espaço físico, é necessário que haja uma interação, na qual exista comunicação de sentimentos e ideias para que se possa estimular a aprendizagem.

É preciso também que a família respeite a criança no seu estágio de desenvolvimento, em relação aos seus sentimentos, sem deixar de transmitir valores ou de colocar a ela os limites necessários, o que é fundamental para que ela aprenda não só conteúdos escolares, mas que possa conviver em sociedade, adaptar-se com sucesso, realizar transformações e, principalmente, ser mais feliz.

Dra. Tânia Regina Bello
Psicopedagoga e Fonoaudióloga