logo Alô Bebê
 

Dicas para um sono mais tranquilo para as crianças

ilustração bebê na cama

A famosa babá inglesa Lucy Shrimpton, acaba de lançar o livro “The Sleep Nanny System - A Parent’s Guide to Creating Sleeping Solutions Tailored to Your Family". A obra, ainda não publicada no Brasil, traz dicas para driblar as famosas manhas da hora de ir para cama, além de auxiliar os pais a evitarem erros comuns e a desenvolver uma rotina de sono para os pequenos.

Confira algumas das dicas:

Crie um “spray mágico”

Esta, é uma técnica criada por conta da imaginação fértil das crianças e, tem como objetivo causar um efeito placebo nelas. A ideia, é pegar um frasco vazio ou com água (que pode ser colorida ou não) e colocar sobre ele, um rótulo atraente. Ao levar a criança para dormir, basta borrifar um pouco pelo quarto, explicando que aquele spray tem poderes mágicos para dar bons sonhos e afastar qualquer medo. Assim, elas se sentem mais confortáveis e seguras para pegar no sono.

Brinque de “sanduíche” entre as cobertas

Crianças adoram diversão, isso é fato. Lucy propõe então, brincar de sanduíche: preparar um lanche imaginário, no qual a criança seja um dos recheios e as cobertas funcionem como fatias de pão. A atividade além de fazer com que elas permaneçam na cama, também faz com que se cansem, portanto dormindo mais rápido.

Entre na sintonia do cochilo

Relaxar, é a melhor opção para induzir o sono. Procure ler uma história para seu filho (a) com a voz bastante suave, bem devagar, repetindo algumas frases como se estivesse bocejando (o bocejo é contagioso, ativa os gatilhos de sono na criança).

Ensine boas maneiras do sono

Ensinar a criança que dormir no horário certo é tão importante quanto dizer “obrigado” ou escovar os dentes, é fundamental para educá-la.

Em muitos casos, trabalhar com um sistema de metas e recompensas, pode ajudar. Ensine o pequeno a ir para a cama em silêncio e a evitar acordar a família durante a noite. No dia seguinte, caso essas metas tenham sido alcançadas, ele ganha um adesivo ou figurinha. Ao final de uma semana, os adesivos podem ser trocados por uma recompensa maior.

O exercício, além de disciplinar, ajuda a lidar com a decepção. Caso não consiga todos os adesivos, seu filho provavelmente se esforçará mais na semana seguinte.