logo Alô Bebê
 

Fernanda Keller - esporte para criança é muito importante

Uma das maiores estrelas do circuito mundial de triatlo, Fernanda Keller, aos 36 anos, dá um show de beleza e forma física. Fernanda Keller é a única atleta brasileira que participou de 13 edições consecutivas do Ironman, a prova de triatlo mais difícil e disputada do planeta. Fernanda Keller treina cerca de 8 horas por dia, de forma intensa e disciplinada, mas não esquece de incluir em sua disputada agenda cuidados básicos que garantem sua beleza e saúde.

Mas seu grande segredo, sem dúvida, é a prática do esporte que, segundo ela mesma diz, deve ser aquele que dá maior prazer à pessoa.

A triatleta possui um estúdio de personal trainer, que monta programas de treino a partir das atividades com que o aluno mais se identifica.

Em entrevista à Alô Bebê, Fernanda Keller evidencia a importância da prática de esportes em todas as fases da vida, mais nitidamente na infância:

Alô Bebê - Qual a importância do esporte para a mulher e também para a criança?

Fernanda Keller - A prática regular de uma atividade física é fundamental em qualquer fase da vida, especialmente na infância e na adolescência, quando se dá a formação do indivíduo. O esporte educa, socializa, melhora a autoestima e a qualidade de vida, apresentando, portanto, inúmeras vantagens, tanto no aspecto físico, quanto emocional. 

Alô Bebê - Que caminho deve seguir uma pessoa que quer praticar triatlo?

Fernanda Keller - Recomendo a ajuda de um profissional da área, que possa orientar o iniciante na sua preparação física e rotina de treinos, e que se mantenha uma regularidade no treinamento, a fim de se obter uma melhor performance e mais saúde.

Alô Bebê - Qual a relação entre o esporte e uma vida saudável?

Fernanda Keller - A prática do esporte está diretamente relacionada à saúde. A pessoa que pratica atividades físicas regularmente, em geral, dorme melhor, adota uma alimentação balanceada, evita o fumo, o álcool, frituras, doces, é menos estressado e, consequentemente, acaba tendo uma melhor qualidade de vida.

Alô Bebê  - Você pensa em ser mãe?

Fernanda Keller - Claro que penso. Adoro crianças, coordeno dois projetos sociais em Niterói - RJ (Projeto Fernanda Keller e Escolinha de Esportes da Viradouro) envolvendo crianças e jovens, e ser mãe, pra mim, é uma certeza. Só que assim como no esporte, procuro não ficar planejando muito as coisas, nem criando expectativas. A maternidade não me assusta, até porque acredito que é perfeitamente possível conciliar os cuidados com o filho e os treinos diários. É claro que diminuirei o ritmo, mas será por uma causa muito nobre.

 Alô Bebê - Dicas da atleta Fernanda Keller:

  • Antes de iniciar qualquer programa de treinamento, procure sempre a orientação de um profissional da área;

  • Procure sempre fazer o treinamento baseado nas suas próprias condições físicas. Treino não é receita de bolo. Cada pessoa tem uma resposta diferente e, portanto, não adianta nada copiar o treino do colega. O que é bom para um, pode ser prejudicial para outro. Respeitar as suas individualidades é fundamental!

  • Segundo Fernanda Keller, buscar estar sempre em dia com o material de treino: usar tênis adequados, comprar o tamanho de quadro adequado para a bike, usar sempre o capacete, verificar se os pneus da bike estão novos e ok, usar óculos etc., a fim de não ser surpreendido durante o treino ou mesmo numa competição;

  • Saiba ouvir os sinais de alerta do seu corpo. Cuidado com os excessos. Saber respeitar os limites do próprio corpo é fundamental para o sucesso do programa de treinamento. Ao sentir dores, não insista; dê um tempo para o seu corpo, que amanhã o treino será bem mais agradável e proveitoso;

  • Jamais esqueça de hidratar-se adequadamente durante os treinos e competições;

  • Não esqueça de alimentar-se durante os treinos e provas, optando por alimentos como barras energéticas, gel de carboidrato, reidratantes e frutas secas;

  • Procure adotar uma alimentação balanceada. Se precisar de ajuda, consulte um nutricionista;

  • Fracione sua alimentação em cinco ou seis refeições diárias. O seu organismo vai agradecer! Você estará mais bem preparado para os treinos diários e não sentirá aquela desconfortável sensação de estomago cheio após a refeição. É preferível comer menos, mais vezes, do que comer muito de uma vez só!;

  • Faça bastante alongamento antes e depois dos treinos;

  • Faça massagens regulares;

  • Use sempre um filtro solar durante treinos ao ar livre, e se possível, um com maior proteção para treinos mais longos.