logo Alô Bebê
 

Literatura infantil: livros infantis sobre o folclore brasileiro

 

O que se vê, além do resgate de personagens fantásticos da cultura popular brasileira, são obras que permitem uma releitura dessa identidade, a transformação de mitos em lendas, nova luz sobre o universo indígena, a adaptação de lendas à realidade atual.

"Os mitos, personagens da Cuca, Mula sem cabeça, Saci Pererê e Caipora são nossos. A Mãe d´água, o Boto e todo esse universo é muito rico e simbólico, colaborando para alimentar o imaginário infantil", observa a escritora Ana Lúcia Brandão, especialista em Literatura Infantil e Juvenil e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Ela assinala que enriquecer o imaginário infantil é uma garantia de adultos mais saudáveis psicologicamente, "porque as histórias mostram inúmeras facetas da realidade."

A escritora chama a atenção dos pais para a avalanche de livros infantis e juvenis estrangeiros nas prateleiras das livrarias, que pouco ou nada colaboram para criar essa identidade ou privilegiar os valores da cultura brasileira. Diz ainda que os pais devem se preocupar também em transmitir sua herança cultural, preservá-la e passá-la adiante contando histórias para os filhos pequenos e relembrando cantigas da infância.

Na sua avaliação, a televisão está cheia de informações de outras culturas e até mesmo as escolas não dão ao folclore a sua devida importância, limitando-se a abordar o tema no mês de agosto. "Nos grandes centros urbanos, especialmente, muito está se perdendo", diz, observando que no Nordeste, de regionalismo caracteristicamente mais forte, ainda se preserva com maior vigor a cultura folclórica.

"O mundo precisa de poesia, sonho e novas realizações. E esses, antes de acontecerem, existiram na forma de histórias. Que essa grande roda - ideais, sonhos e poesia - criem o mundo de amanhã, mundo em que viverão as crianças de hoje."

Sugestões de livros infantis sobre o folclore brasileiro

Coleção Morena - Ciça Fittipaldi (Melhoramentos)

Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros - Waldemar de Andrade

Coleção Histórias para Espantar Meninos - Regina Chamlian (Ática)

Coleção Baú de Histórias - Sonia Junqueira (Atual)

O velho, o Menino e o Burro & Outras Histórias Caipiras - Ruth Rocha (FTD)

Coleção Contos de Encantamento (Global)

Mata: Contos do Folclore Brasileiro - Heloisa Príeto (Companhia das Letrinhas)

Lenda Brasileiras: Norte, Nordeste e Sudeste - José Arrabal (Paulinas)

Mitos - Marcelo Xavier (Formato)

Armazém do Folclore - Ricardo Azevedo (Ática)

Coleção Viola Quebrada - May Schuravel (Paulinas)