logo Alô Bebê
 

Organizar a festa de aniversário

O aniversário é uma das datas mais importantes para as crianças, mas é capaz de deixar os pais de cabelo em pé. Organizar uma festa de aniversário não é tarefa fácil. Alugar um buffet ou reservar o salão de festas do condomínio? Convidar todos os coleguinhas da escola ou só os mais próximos? Tantas decisões podem confundir a cabeça dos pais e atrapalhar o planejamento do evento.

Para facilitar este momento, a Alô Bebê conversou com um especialista para apontar as vantagens e desvantagens de cada opção e dar dicas importantes para organizar a festa de aniversário do seu filho.

Segundo Paulo Vinicius Chaves de Souza, coordenador da produtora de eventos Tchu-Tchuá, os buffets disponibilizam assessoria completa para a festa – do convite às lembrancinhas –, além de toda a estrutura, o que elimina uma série de preocupações. No entanto, o entretenimento das crianças fica limitado aos brinquedos. “Em casa, embora dê mais trabalho, é possível criar uma festa mais personalizada e com horários e atrações flexíveis”.

Organização da festa de aniversário passo a passo

Conheça as dicas de Paulo Vinícius para organizar uma festa de aniversário bem-sucedida:

Antecedência
Para as festas em buffet, o indicado é fazer a reserva de oito a 12 meses antes. Se for em casa, quatro a seis meses são suficientes para planejar.

Tema
É importante que o mote da festa seja escolhido pelo aniversariante. Os mais comuns são desenhos ou personagens preferidos, times de futebol ou época do ano – Carnaval, festa, junina, Halloween etc.

Data e horário
Se for durante a semana, a festa pode começar depois da escola, para que o retorno das crianças para casa coincida com a volta do trabalho dos pais. Aos sábados, os horários próximos às refeições são os favoritos – das 13h às 17h ou das 18h às 22h. Já aos domingos, o início do evento não deve ser depois das 14h.

Convidados
Os pais trabalham durante a semana, logo, os convidados serão somente crianças. Os pais devem aparecer em festas aos sábados e domingos, e é importante pensar na participação deles nas atividades, já que alguns ficam pouco tempo com os filhos e esse é um bom momento para isso.

Convites
A versão impressa ainda é a mais utilizada, mas para aniversariantes com mais de nove anos é possível mandar convites pela internet, pela maior familiaridade que os amigos já têm com a tecnologia. O ideal é que o envio seja feito com cerca de 20 dias de antecedência.

Roteiro
Uma festa para crianças deve durar, no máximo, quatro horas. Paulo Vinícius sugere uma ordem para as atividades (leia ao lado).

Recreação
Contratar ou não uma equipe de monitores para cuidar das atividades de lazer durante a festa fica a cargo dos pais. Em ambos os casos, algumas brincadeiras são garantia de sucesso entre diferentes faixas etárias:

  • Oficinas de construção de brinquedos, massinhas, desenho e pintura, culinária ou música, entre outros;
  • Palhaços, mímicos, malabaristas e outros artistas performáticos
  • Shows de mágica, contadores de histórias e teatro de fantoches Piscinas de bolinhas, cama elástica, pula-pula e videogames;
  • Espaço com jogos de tabuleiro e tradicionais
  • Maquiagem artística Camarim fashion
  • Escultura em balões
  • Espaço Baby, com tapete de EVA e brinquedos direcionados a crianças com até cinco anos.

Comes e bebes
Dia de festa é dia de salgadinhos, crepes, pizza, hot dogs, algodão doce, pipoca, sorvetes e churros. Calcule dois lanches, seis salgados, 500 ml de refrigerante e oito docinhos por criança. Se preferir, sirva sucos e salgados assados.

Imprevistos
É sempre bom contar com um espaço coberto em caso de chuva, assim como saber uma rota de acesso ao pronto-socorro mais próximo e possuir uma margem extra de comida e bebida, caso apareçam mais convidados que o previsto.

Lembrancinhas
Brinquedos personalizados pelo aniversariante e o tema da festa são bem-vindos. Quebracabeças, fotos, almofadas, cadernos, canecas e caricaturas feitas na hora são algumas opções.