logo Alô Bebê
 

Os símbolos do Natal

O natal já está chegando, uma época de amor, reflexão, renovação e boas energias. E para dar as boas vindas a esta data tão especial, toda a família se une para decorar a casa.

No dia 25 de dezembro os cristãos comemoram o nascimento do menino Jesus. Nesta data todos fazem suas orações para agradecer a família, o emprego e todas as conquistas. E para celebrar o aniversário de Cristo, enfeitam todo o ambiente e fazem uma grande ceia.

A decoração normalmente começa no dia 30 de novembro. Ela varia de família para família, mas na maioria das casas alguns objetos são essenciais por causa da sua simbologia como: a árvore, a guirlanda, o presépio e outros. Tudo feito com muito carinho para aguardar a chegada de Jesus.

Você conhece o significado dos símbolos do natal? Confira alguns dos mais comuns nessa época.

Árvore de Natal: É um dos principais símbolos natalinos, e é mais antigo que o próprio sentido do Natal, Jesus Cristo. Existem diversas histórias sobre o seu significado, uma delas é que aproximadamente dois milênios antes do nascimento de Cristo, os povos indo-europeus já utilizavam árvores com um fim religioso, pois criam que elas eram uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza. Como tinha um caráter pagão, as pessoas a enfeitava para que, depois da queda das folhas no inverno, os espíritos das árvores voltassem. Da mesma forma, os cristãos passaram a ter o mesmo costume, no entanto, essas decorações possuem um caráter diferente, significa alegria, bondade, amor, benção de Cristo.

Guirlanda: É um enfeite feito com flores, frutas e/ou ramagens entrelaçadas. Durante o mês de dezembro a guirlanda é utilizada nas casas, é composta de ramos de pinheiro ou cipreste, enfeites vermelhos, laços e quatro velas. Refere-se a Roma Antiga, pois para os romanos oferecer um ramo de planta significa um voto à saúde, proporcionando o costume de enrolar os ramos em uma coroa.

Presépio: Referencia o nascimento de Jesus, em Belém. Sua origem data o século XIII quando São Francisco de Assis em noite de natal fez uma pregação acerca do nascimento de Jesus e com autorização do papa decidiu montar um cenário, esse foi feito com a imagem do menino Jesus em um presépio de palha rodeado por um boi e um jumento vivos para tornar aquele momento tão importante também real. Tal encenação, que ocorreu em 1223, repercutiu fortemente em todo o território italiano e em pouco tempo as famílias europeias da nobreza já tinham um presépio montado em seus lares.

Estrela de Belém: Conta a história que quando Jesus nasceu uma estrela anunciou seu nascimento e guiou os três Reis Magos do ocidente até o local onde estava o Menino Jesus, Maria e José. Essa estrela recebeu o nome de Estrela de Belém e o seu brilho intenso foi uma forma de representar que Jesus seria a luz do mundo.

Os três reis magos: Belchior, Baltazar e Gaspar, levaram incenso, ouro e mirra para presentear Jesus, pois cada um deles teria um importante significado para sua vida. O incenso foi dado para manter o bebê protegido, representando a fé, a oração que chega a Deus através da fumaça. O ouro foi ofertado para representar a realeza, para trazer-lhe riquezas, providência e proteção divina. A mirra, um óleo extraído de uma árvore com o mesmo nome, considerado antisséptico, foi dado a Jesus como presente para fazer a limpeza de seu corpo e ao mesmo tempo protegê-lo contra as doenças.

Boneco de neve: Em países frios, as crianças saem durante a época de natal para produzir o boneco de neve. Colocam duas bolas grandes de neve uma sob a outra, um cachecol, uma cenoura para fazer o nariz, um chapéu, laranjas para fazer os olhos e galhos para servir de pés e mãos. Mesmo em países tropicais como o Brasil, o boneco de neve se transformou em peça de decoração.

Ceia de Natal: Para algumas pessoas, a ceia natalina está ligada à última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos. Porém, segundo a literatura, a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos. Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países,como no Brasil.

Fonte: Brasil Escola