logo Alô Bebê
 

Quarto de criança com muita energia do Feng Shui

Cada dia mais difundidas no Ocidente, as técnicas do Feng Shui são utilizadas não só para harmonizar os ambientes, mas também para recriar espaços e buscar curas para os principais pontos da casa.

Falando nisso, como está o quarto das crianças? Que cuidados mereceria, segundo a orientação de um especialista em Feng Shui, o espaço onde eles brincam, estudam e relaxam depois das atividades de um dia inteiro? Para a consultora paulistana Mariângela Pagano, o Feng Shui tem muito de bom senso, "estar atento ao equilíbrio e simetria dos ambientes no quarto das crianças, o que terá reflexos na nossa mente".

Ela explica que a energia ch´i acompanha um determinado padrão energético, vem da estratosfera, e vai encontrando barreiras pelo caminho.

Então, para começar, pare logo na entrada e observe atentamente o ambiente do quarto de seu filho, seja ele um bebê ou um adolescente. Noção de equilíbrio e ordem vem em primeiro lugar, independentemente da idade. Bagunça e excesso de móveis e objetos no quarto das crianças podem comprometer a circulação ideal da energia.

"É muito importante não ter informação (objetos e imagens) em excesso e buscar uma boa área de circulação no quarto das crianças", diz a especialista. Ela acredita que conscientizar as crianças para organizarem as coisas do quarto com as próprias mãos é um bom começo.

Porta à vista no quarto das crianças

A posição do berço ou da cama também merece atenção especial e é recomendável que o móvel não fique no meio do quarto das crianças. A cama deve ser colocada encostada a uma parede por onde não haja escoamento de vaso sanitário e de forma que os pés de quem estiver deitado não fiquem voltados para a porta. "Mas a criança deve ver a porta", observa Mariângela.

Evitar a interferência eletromagnética no ambiente do quarto das crianças, como, por exemplo, a presença de um computador ou televisão, é outra tarefa a ser empreendida. A iluminação do quarto das crianças deve ser indireta, de preferência usando-se luminária ou abajur. E os tons pastéis são os mais indicados, pelas suas propriedades relaxantes, para as paredes e especialmente o teto do quarto das crianças.

Mariângela lembra que deparou-se certa vez, ao prestar uma consultoria numa residência, em que no quarto da criança havia um móbile alaranjado sobre o berço do bebê. A mãe, sua cliente, reclamava que a criança tinha dificuldades para adormecer. Retirado o móbile, o pequeno voltou a ter um sono tranquilo.

No caso dos quartos de bebês, podem ser colocados móbiles, mas sem exageros, com cuidado especial para aqueles que ficam sobre o berço ou muito próximos da cabeça do pequenino. No quarto das crianças, as prateleiras em excesso, especialmente sobre a cama, também devem ser evitadas, pois provocam uma sensação de opressão, diz a consultora.

Poucos obstáculos no quarto das crianças

A porta do quarto das crianças deve abrir-se sem obstáculos e por isso o acúmulo de objetos, mochilas ou roupas atrás dela não é uma boa ideia. E para que o equilíbrio buscado aconteça de forma natural no quarto das crianças, peças como maçanetas, portas de armários e gavetas devem estar funcionando perfeitamente.

Na opinião da especialista em Feng Shui, a casa é um organismo que deve ser saudável e estimular o bem estar de seus moradores, especialmente as crianças. "A intenção e a mente são muito importantes. Não adianta apenas mudar móveis e objetos de lugar", afirma Mariângela Pagano.