logo Alô Bebê
 

Saiba como lidar com os enjoos na gestação

Os enjoos são muito comuns para as gestantes no primeiro trimestre da gravidez, causando muitos desconfortos e indisposição para a futura mamãe.

Alguns acreditam que os enjoos são causados pela constante alteração dos níveis de hormônio no corpo, no primeiro trimestre da gestação. A progesterona, hormônio da gravidez, deixaria o estômago mais preguiçoso para a digestão, fazendo com que o alimento demore mais para chegar ao intestino, gerando os desconfortos e até vômitos.

Frequentemente os enjoos ocorrem na parte da manhã, logo quando a futura mamãe acorda. No entanto eles também podem aparecer à tarde ou à noite, dependendo do que a gestante comer. É importante evitar alimentos muito pesados ou gordurosos, principalmente, antes de se deitar.

Os enjoos variam de mulher para mulher e caso eles provoquem desidratação ou perda de peso, o médico deve ser consultado imediatamente. Os desconfortos também podem estar relacionados com o estresse e com a alimentação inadequada, por isso, fique atenta.

É importante lembrar que os enjoos fazem parte da gravidez e tudo depende de como cada corpo se comporta perante as alterações do metabolismo e das modificações que ocorrem no início de uma gravidez.

Para diminuir a sensação de mal estar e as náuseas, pela manhã beba um pouco de chá morno, ou uma xícara de água com uma colher de sopa de vinagre de maça. Beber bastante líquido também é muito importante.

Outra dica que pode ajudá-la nos enjoos matinais é comer biscoitos com água e sal, pois eles amenizam o desconforto.

Os enjoos costumam diminuir depois da 12ª semana de gestação, com ou sem tratamento, por isso fique tranquila.

Confira cinco dicas que separamos para as futuras mamães lidarem com os enjoos:

1 – Coma pouco de duas em duas horas. O estômago vazio demais ou cheio demais pode provocar náuseas.

2 – Se escovar os dentes de manhã provocar ânsias de vômito, basta não escovar os dentes em jejum. Talvez uma escova pequena ou outro tipo de creme dental possam ajudar. Caso tenha vomitado, espere meia hora para escovar os dentes.

3 – Não deite logo depois de se alimentar.

4 – Se ao tomar água sentir náusea, experimente colocar uma fatia ou gotas de limão. Não deixe de se hidratar.

5 – Seu corpo dará dicas do que é bom ou ruim, por isso não coma ou beba nada que desperte rejeição.

Se as náuseas ou enjoos forem muito frequentes e de forte intensidade, não exite em procurar seu médico.

Fonte: Manual da Grávida – Lets Family