logo Alô Bebê
 

Saiba tudo sobre a febre em crianças

Ao colocar a mão na testa do bebê e sentir que ele está mais quentinho que o comum, logo vem à cabeça que pode ser febre. Muita calma nessa hora, a elevação da temperatura é uma indicação de febre, mas é necessário observar outros sintomas antes de medicar a criança.

Quando a criança continua brincando normalmente, depois que a temperatura baixar, não era nada grave, mas quando ela não se sente bem, se irrita, choro, até mesmo quando a febre passar, o melhor a fazer é consultar um médico.

A febre não é uma doença, é um sintoma de infecção ou inflamação, é mais comum aparecer devido infecções virais, como respiratórias, urinárias e pneumonias. Normalmente, a febre é um sintoma que vai embora sozinho, sem medicamentos.

Alguns sinais apontam se a criança está com febre, como ficar com o rosto vermelho, o coração acelerado, a respiração fica mais rápida, fica abatida e sente frio e também os pés e mãos ficam frios, e alguns casos a criança pode ter dores de cabeça e musculares.

É considerada febre temperaturas acima de 37,8°C, o uso de um termômetro é importante para saber a temperatura correta da criança.

O que fazer em caso de febre alta?

De acordo com a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, se a criança tiver mais de 3 meses e estiver com menos de 38º C e brincando, comendo, dormindo tudo normalmente, procure aliviar o mal-estar com banho morno ou compressas de água morna na cabeça, axila e virilha
de cinco em cinco minutos. Se a temperatura ultrapassar os 38ºC, a criança pode ser medicada, segundo a orientação do pediatra da criança, com relação ao medicamento e sua dosagem.

Já para bebês menores de 3 meses com temperatura superior a 37,8ºC, crianças de qualquer idade com febre superior a 39ºC ou com sintomas como letargia, falta de ar, vômitos, diarreia, palidez e manchas na pele, independente do grau de febre, os pais devem procurar o serviço médico imediatamente.

Febre que dura mais de 48 horas, ainda que a criança esteja bem, é recomendado procurar um médico para analisar o que está ocorrendo.

Após medicar a criança é preciso esperar de 30 a 40 minutos e verificar se a febre diminui, o principal objetivo é aliviar o mal-estar da criança, se após três horas não baixar, consulte o médico ele pode sugerir uma troca de medicação.