logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Saindo das fraldas

O momento de largar as fraldas deve parecer natural para a criança. Mas isso é um processo que vai exigir esforço tanto dos pais como do pequeno, por conta da superação do medo e do enfrentamento do novo.

A média de idade para essa transição é de 2 anos, quando a criança caminha corretamente, consegue diferenciar as fezes do xixi e pede para trocar a fralda.

De acordo com a pediatra Gislayne Castro e Souza de Nieto, a situação não pode ser forçada, os pais precisam incentivar a criança e, mesmo que ocorra um escape, isso não deve ser motivo para falar de maneira mais bruta. “Deve ser um período de tranquilidade, para isso, procure ser positivo: ‘Nossa, você conseguiu fazer xixi!’. Na hora da descarga, sugira: ‘Dê tchau para o xixi!’”, exemplifica a especialista. É importante o comportamento dos pais, uma vez que se trata de uma atividade nova e que causa medo no pequeno.

Exercer a paciência

Cada criança tem o seu tempo para largar as fraldas, e uma não é igual à outra, o que pode exigir muito mais de alguns pais, como ensinar o que é o vaso sanitário, a descarga, lavar as mãos e, principalmente, treinar diariamente. Os pais devem compreender que o organismo dos pequenos pode demorar de uma a duas semanas para se acostumar, ou até meses.

O controle durante o dia é mais fácil do que durante o sono. Segundo especialistas o problema é considerado normal antes dos 5 anos de idade. “Depois isso se aconselha um acompanhamento médico”, indica a pediatra.

Brigar com a criança por ter acontecido um escape pode fazê-la reter as fezes, o que causa dores, desconforto e insegurança. Mesmo que haja alguns quilos de roupas e lençóis para lavar, respeite o desenvolvimento do pequeno.

Corre pro banheiro!

Para esse momento não ser traumático, confira algumas dicas:
• Paciência é fundamental, pois o processo é demorado.
• Deixe a criança escolher o penico e converse que é normal fazer xixi e fezes no recipiente.
• Comece essa transição no verão, pois o pequeno está com menos roupa, o que o ajuda na ida ao banheiro.
• Sempre faça comentários de incentivo, mesmo quando acontecer um escape.
• Nada de líquidos a partir das 18 horas.
• Se a criança acordar com a fralda seca, tire a fralda noturna.
• Leve-a ao banheiro perto da hora de dormir.

Enurese Noturna – o que é isso?

Alessandra Rebecchi Feitosa dá dicas para viver esse momento, que para ela “é o puro amor transbordando”:

É um problema antigo da humanidade, com relatos no papiro de Éber em 1550 a.C. e etimologia grega em-dured, que quer dizer “emissão involuntária de urina”. A enurese é definida como a perda urinária involuntária durante o sono mais de duas vezes por mês. Não é uma doença grave, mas o tratamento é prolongado.

Na loja de bebê Alô Bebê há diversas opções de troninhos para ajudar no momento do desfralde da criança.