logo Alô Bebê
 

Vladimir Brichta - pai e ator

Conta como consegue conciliar as gravações da novela e sua atenção com a pequena Agnes. Ao falar de sua filha Agnes, Vladimir Brichta fecha a cara quando o assunto é sua guarda, que ainda é provisória. Quem não conhece o drama vivido pelo ator Vladimir Brichta, que há mais de um ano briga na justiça sergipana pela guarda da filha Agnes, de apenas 4 anos de idade?

Vladimir Brichta casou-se muito cedo e teve Agnes. Com a morte prematura da sua mulher Gena Carla Ribeiro, que faleceu aos 28 anos de porfiria, uma doença genética rara que ataca os glóbulos vermelhos, Vladimir Brichta perdeu a guarda de sua filha para os avós maternos. Atualmente, Brichta é casado com a atriz Ana Paula Bouzas e luta pela guarda definitiva de sua filhinha.

Vladimir Brichta contou para à equipe Alô Bebê como consegue conciliar as gravações da novela e a sua atenção com a pequena Agnes.

Alô Bebê - O que você pensa sobre a paternidade?

Vladimir Brichta -
Ser pai é uma responsabilidade enorme e procuro dar todo o meu amor à Agnes, muito amor. Tenho o direito e o dever de cuidar da minha filha, com o mesmo carinho e amor que recebi dos meus pais.

Alô Bebê - Como foi para você a sensação da paternidade?

Vladimir Brichta -
As responsabilidades, as obrigações, as preocupações, enfim, tudo aumenta quando se tem um filho, ainda mais uma filha. Tenho muitos cuidados com a Agnes e com a vida dela, quero sempre o melhor para ela.

Alô Bebê - O fato de você ser um ator renomeado interfere na sua relação com Agnes?

Vladimir Brichta -
Um pouco. Na verdade ela acompanha um pouco. O interesse dela a respeito do meu trabalho aumenta na medida que as pessoas chegam em mim por causa do meu trabalho. Tudo isso acaba aguçando a curiosidade dela, é muito interessante.

Alô Bebê - Sua exposição na mídia a afeta?

Vladimir Brichta -
Não, apenas aumenta o seu interesse pelo que eu faço. Mas a certeza dela em relação ao meu amor continua a mesma. Quero que ela seja feliz e realizada.

Alô Bebê - O que muda na relação pai e filha pelo fato de você ser famoso?

Vladimir Brichta -
A profissão que eu escolhi, de ser ator, é um trabalho como outro qualquer. A minha vida é completamente atrelada à dela. Eu sou assim, muito dedicado ao meu trabalho, para ser digno de ter a minha filha ao meu lado.

Alô Bebê - Como você faz para conciliar as gravações com a filha?

Vladimir Brichta -
Eu concilio normalmente, como um advogado, médico, engenheiro ou qualquer outro profissional que quando chega em casa dá atenção à sua filha, leva na escola, acompanha em outras atividades. Várias vezes almoçamos juntos, e nos finais de semana a gente está sempre junto.

Alô Bebê - Você se acha um pai participativo?

Vladimir Brichta -
Completamente. Faço questão de levá-la para a escola, acompanhar seu desenvolvimento, ir para passeios e participar de suas brincadeiras.

Alô Bebê - O que é mais gratificante na hora de exercer o papel de pai?

Vladimir Brichta - Reconhecer um ser que está evoluindo para o mundo. Nós participamos dessa passagem, somos responsáveis por esse crescimento, fazemos parte dessa evolução. Ser pai é isso: é ceder um pouco e amar, amar muito.

Alô Bebê - Você pensa em ter mais filhos?

Vladimir Brichta - Sim, eu penso para fazer companhia para Agnes.

Alô Bebê - Fale um pouco sobre a personalidade de Agnes.

Vladimir Brichta -
É uma criança extrovertida, muito expansiva e carinhosa.

Alô Bebê - Dê uma dica para os pais de como conciliar o trabalho e dar atenção necessária aos seus filhos.

Vladimir Brichta - Acho que o importante é querer, querer dar atenção. Aí a gente consegue, mesmo que passamos uma semana trabalhando exaustivamente. Também podemos estar extremamente presentes, se quisermos. É preciso querer estar presente.

Alô Bebê - Como foi a adaptação de Agnes com você depois de ficar um tempo vivendo com os avós?

Vladimir Brichta - Na verdade foi um tempo que ela esteve com a avó. Ela ficou comigo três anos, depois passou uma ano e meio fora, e voltou a viver comigo agora, desde outubro de 2002. Foi uma readaptação natural. Uma criança que sempre viveu ao lado do pai já tem uma porção de laços estabelecidos, mas esses laços foram rompidos, suspensos. Isso fica muito claro com amor e a relação que a gente tem.

* Conforme liminar da justiça, não poderão ser publicadas fotos de Agnes, a filha de Vladimir Brichta.